Mais uma rua central de Curitiba vai receber obras de fresagem e melhorias do asfalto. Nesta segunda-feira (11/9) começou a ser retirado a pavimento antigo da Rua Treze de Maio, embaixo do viaduto no final da Rua Martin Afonso.

A faixa da direita da Treze de Maio está bloqueada para a fresagem. Assim como na Mateus Leme, os horários de trabalho serão diferenciados na Treze de Maio, em razão do fluxo intenso de veículos. As obras serão feitas das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

O trabalho de fresagem e recape com asfalto novo será feito no trecho entre as ruas Martin Afonso e Conselheiro Laurindo, no Centro. A extensão total é de 1.210 metros e o investimento da Prefeitura será de R$ 537,6 mil. A previsão é que a fresagem seja concluída até o dia 25 deste mês, serão feitos cerca de 150 metros por dia.

A capa asfáltica deve ser concluída até 11 de outubro. Agentes da Setran vão acompanhar os trabalhos para orientar o fluxo de veículos. As faixas de trânsito serão bloqueadas na medida em que a obra avance. Sempre duas pistas estarão liberadas para o tráfego.

As opções de desvio para os motoristas são pela Avenida Manoel Ribas e Jaime Reis, Visconde de Nácar ou Alameda Prudente de Moraes. Uma das justificativas da revitalização do asfalto da Rua Treze de Maio é por ela ser um dos eixos por onde passará o fluxo do binário Mateus Leme – Nilo Peçanha.

Mateus Leme

As obras de fresagem na Mateus Leme foram concluídas na última quarta-feira (6/9). Nesta segunda-feira (11/9) está sendo colocada a camada final de asfalto na quadra entre as ruas Senador Xavier da Silva e David Carneiro. Neste trecho o sentido Centro-bairro está bloqueado para obras.

Balanço

A Prefeitura já executou obras de fresagem e reciclagem do pavimento em 27 ruas da cidade, nos bairros Umbará, Boqueirão, Cajuru, Portão, Boa Vista, Santa Felicidade, Pilarzinho, Seminário, Fazendinha, Parolin, Água Verde, São Bráz, Campo do Santana, Hauer, Novo Mundo e Tatuquara. Em outras 16 vias estão sendo implantados asfalto novo. São 43 ruas com obras de conservação e implantação de novo pavimento, como a Linha Verde Norte e Avenida Manoel Ribas.

Os investimentos da Prefeitura em obras de reciclagem, com fresagem e recape, já concluídas somam R$ 10,3 milhões. O asfalto utilizado nestas vias também foi produzido pela Usina de Asfalto Norte da Prefeitura. Já foram recuperados 16,3 quilômetros de vias da cidade, como a Vereador Ângelo Burbelo (Umbará), Hipólito da Costa (Xaxim e Boqueirão), Goiânia (Cajuru) e Raggi Izar (Boqueirão).

Fonte: Prefeitura de Curitiba