Lapa - Centro Histórico - arq PR TurismoVárias atividades que acontecem no sábado (08) e no domingo (9) marcam os 120 anos do Cerco da Lapa. A programação movimenta espaços turísticos e culturais do município com exposição de selos, palestras, homenagens, entrega de comendas, espetáculo teatral, lançamento do Selo Personalizado do Cerco da Lapa e um concerto. Todas as atrações têm entrada franca.

A diretora-presidente da Paraná Turismo, Juliana Vosnika, explica que o município da Lapa com seu Centro Histórico, composto por aproximadamente 235 edifícios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), representa importante destino turístico do Estado. “O conjunto arquitetônico da antiga Rua do Cotovelo, o Theatro São João, um dos mais antigos do Brasil, o Museu de Armas, a Casa Lacerda, a Casa Vermelha e o Museu Histórico são atrativos que merecem ser visitados”, afirma.

CERCO DA LAPA – O Cerco da Lapa foi um episódio militar que ocorreu durante a Revolução Federalista, em 1894, quando a cidade tornou-se arena de um sangrento confronto entre as tropas republicanas, os chamados pica-paus (legalistas), e os maragatos (federalistas), contrários ao sistema presidencialista de governo. Cerca de 500 pessoas morreram, entre elas o General Carneiro.

O conflito teve início no Rio Grande do Sul e se estendeu pelos três estados do Sul, chegando até o Rio de Janeiro, com objetivo de depor o Marechal Floriano Peixoto. A ação implicou na queda de Tijucas e Paranaguá e na tomada de Curitiba. A Lapa foi o último obstáculo para as forças contrárias à República e resistiu por 26 dias.

CAPITAL DA CULTURA – Em 2011 o município foi escolhido como Capital Brasileira de Cultura, com um rico patrimônio cultural, um dos mais importantes e conservados do Sul do Brasil.

Como patrimônio cultural imaterial, merecem destaque as Congadas, as festas religiosas e populares, a gastronomia, com forte influência do movimento tropeiro, e a famosa “Coxinha de Farofa”. O prato típico é preparado com massa de pastel enrolada em tiras. Apesar do nome, a coxinha não é preparada com farofa.

LAPA – Localizado nos Campos Gerais do Paraná, o município que tem 2.094 quilômetros quadrados é quinto maior do Paraná. O nome “Lapa” vem do vocabulário pré-céltico lappa, que significa grande pedra, ou grande laje, que forma um abrigo.

Com aproximadamente 45 mil habitantes, sua principal atividade econômica é a agricultura. A cidade possui também um pólo industrial em pleno desenvolvimento e atividades comerciais.

Programação

08/02

20h00 – Espetáculo Teatral “Um canto na escuridão: uma visão cultural do Cerco da Lapa”

Local: Alameda David Carneiro

09/02

19h – Lançamento do Selo Personalizado “Cerco da Lapa 120 anos” – por Fernando Calderari

20h – Concerto com Quarteto Pantalla- “Acordes Brasileiros: A música Erudita nos Tempos da Revolução”

Local: Theatro São João


Serviço:

Comemoração dos 120 anos do Cerco da Lapa

Informações: (41) 3911-1000 e culturalapa@lapa.pr.gov.br

Foto: Paraná Turismo

Fonte: imprensa@turismo.pr.gov.br