Além do Pinheirinho, que realiza neste domingo um dos maiores desfiles cívicos de Curitiba, as outras nove regionais da cidade também terão atividades para celebrar a Independência do Brasil. Todos os eventos serão realizados antes do 7 de Setembro, na próxima quinta-feira, quando acontece o desfile principal, na Avenida Cândido de Abreu.

O primeiro evento das regionais ocorre nesta sexta-feira (1/9), com um ato cívico na Rua da Cidadania do Cajuru com fanfarra da Escola Municipal Durival de Britto e Silva e participação de alunos da escola Enéas Faria. A Banda Lyra tocará o hino da Independência.

Na Rua da Cidadania do Tatuquara, também nesta sexta, o artista de rua Carlos Daischtmann vai encenar sua versão do Grito da Independência. O ato terá a participação de alunos de quatro escolas da região e hinos com a Banda Lyra.

2 de setembro
No sábado é a vez de Portão realizar um desfile que vai reunir grupos de escolas, da Prefeitura, motoclube, Polícia Militar e as fanfarras Cidade Jardim e Tiradentes. O evento contará também com uma apresentação da Escola de Samba Mocidade Azul, tradicional nos desfiles do carnaval curitibano.

3 de setembro
No domingo, o Pinheirinho faz uma parada que deverá reunir cerca de 35.000 espectadores (clique aqui e saiba mais).

4 de setembro
A Regional Boqueirão participa das celebrações da Semana da Pátria que serão realizadas no Quartel do Exército do bairro. No dia 4, um ato reunirá fanfarras das escolas Guido Arzua, Energia Ativa e Acesso. Cerca de 350 crianças farão um desfile e participarão do hasteamento da bandeira. Haverá também desfile da tropa do Exército e participação de coral da Fundação Cultural de Curitiba e grupos da administração regional e secretaria de Esporte e Lazer de escolas da região.

Já a Regional CIC faz seu ato, com participação da Banda Lyra, da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

5 de setembro
O Bairro Novo, por sua vez, terá seu primeiro evento do gênero na terça-feira. Passarão pelos 830 metros do espaço destinado ao desfile cerca de 700 alunos de cinco escolas municipais e estaduais da região.

A Banda Lyra também conduzirá esta parada, que terá ainda a participação de 120 crianças, adolescentes e idosos dos grupos de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de cinco Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

A Rua da Cidadania da Matriz, na Praça Rui Barbosa, será palco de um hasteamento da bandeira brasileira, com participação da banda do Colégio Militar de Curitiba, de alunos da Escola Municipal Mirante Braga e de outros colégios da regional Matriz.

Atividade semelhante ocorrerá na Rua da Cidadania do Boa Vista. No início da manhã, a Banda de Música do Cindacta II (Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) se apresenta em evento que reúne guarda-bandeiras da Guarda Municipal, representantes da administração regional e alunos de escolas próximas a Rua.

6 de setembro
Na véspera do 7 de Setembro, a Rua da Cidadania de Santa Felicidade realiza seu ato cívico, com fanfarra da Escola Estadual Santo Antônio e participação dos guardas mirins da Escola Municipal Vinhedos e crianças do CEI Júlio Moreira. A Banda Lyra também marcará presença nesta celebração da Independência.

SERVIÇO

Tatuquara
Ato cívico
Rua da Cidadania – Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/nº.
Dia 1/9, 10h.

Cajuru
Ato cívico
Rua da Cidadania, Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150.
1/9, às 8h.

Portão
Desfile cívico
Avenida Frederico Lambertucci (Fazendinha)
Dia 2/9, às 9h.

Pinheirinho
Desfile cívico
Av. Winston Churchill, 2.033.
Dia 3/9, das 9h às 12h15.

Boqueirão
Ato cívico
Quartel do Exército do Boqueirão – Av. Mal. Floriano Peixoto, 9.190
Dia 4/9, das 13 às 16 horas.

CIC
Ato cívico
Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460.
Dia 4/9, às 9h.

Bairro Novo
Desfile cívico
Escola Municipal Dona Lulu — Rua Milton Miramir Visioni, 4.
Dia 5/9, às 9h.

Matriz
Ato cívico
Rua da Cidadania – Praça Rui Barbosa.
Dia 5/9, às 10h.

Boa Vista 
Ato cívico
Rua da Cidadania Boa Vista – Av. Paraná, 3.600
Dia 5/9, às 10h.

Santa Felicidade
Ato cívico
Rua da Cidadania – Rua Santa Bertilla Boscardin, 213.
Dia 6/9, às 9 horas.

Fonte: Prefeitura de Curitiba