urna eletronicaVocê lembra em quem você votou nas eleições em 2010 para Deputado Federal? Lembra o que te levou a dar o seu voto de confiança para o seu candidato? E se fosse hoje, você votaria nele novamente?

Quando um Deputado Federal é eleito, o que os seus eleitores esperam é que ele funcione como uma ‘’liga’’ da cidade/região com as demandas locais. Que durante o seu mandato ele consiga emendas para obras, mais verbas para questões básicas do município (como saúde, etc), pelo menos é isso que eles prometem durante a campanha. Mas desde a última vez em que nós eleitores seguimos até as urnas eletrônicas para fazer as nossas escolhas, já se foram três anos do pleito. Por isso mesmo, um ano antes das próximas eleições e aproveitando os acontecimentos recentes em nosso país, como as ondas de manifestações e cobranças por parte de muitas pessoas nas ruas e nas redes sociais, nós vamos averiguar o que aconteceu com o seu voto.

Tudo bem que um Deputado Federal precisa servir toda a nação e tem como principal função fiscalizar o executivo, mas se levarmos em conta que ele foi até a sua localidade, fez campanha, prometeu mundos e fundos para ter o seu voto, precisamos ver o que ele fez, concorda? E é bem fácil saber se o seu voto nas últimas eleições foi útil para a comunidade ou foi para o lixo: basta ver o que o candidato vencedor fez nesse tempo todo.

Nós escolhemos cinco cidades para fazer um teste. Pegamos os mais votado desses municípios – Campo do Tenente, São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Quitandinha e Fazenda Rio Grande – e verificamos quais foram as ações para as cidades em questão.

deputados federais artePara a pesquisa fizemos o caminho do eleitor, ou seja, ignoramos as “facilidades” que teríamos como imprensa e buscamos as informações diretamente nos gabinetes através de e-mails e via site da Câmara Federal.

Entramos em contato com todos os gabinetes. Não nos identificamos como imprensa, apenas como eleitor.  Você pode fazer o mesmo entrando em contatos através do portal da Câmara dos Deputados www2.camara.leg.br

Vale lembrar que o único e-mail respondido da nossa demanda foi o enviado ao Deputado Federal Sciarra – que reproduzimos agora:

Caro Sr. Heleno, primeiramente quero agradecer seu contato e também pelo fato de ser eleitor do Dep. Sciarra.
Em nome dele, respondo que sempre estivemos atentos aos problemas do Município, sempre procurando ajudar em tudo que nos foi solicitado. encaminho as emendas que foram propostas. Por dois anos tentamos enviar emenda mas o Município tinha problemas de certidão então não era possível.
Se precisar de maiores informações, pode me contatar, terei o maior prazer em atende-lo. Cordialmente, Beatriz Portes
Ass. Parlamentar Dep. Fed. Eduardo Sciarra/PSD-Pr’’

Vamos então ao nosso resultado!

Fazenda Rio Grande – Ratinho Junior

O candidato Ratinho Junior foi o mais votado nas últimas eleições quando concorria a um segundo mandato como deputado. Em nossa apuração, ignoramos os pedidos e emendas anteriores a 2010.
Ratinho se licenciou do mandato para concorrer à prefeitura de Curitiba. Acabou derrotado no segundo turno pelo atual prefeito Gustavo Fruet. Depois, foi convidado pelo governador Beto Richa a assumir uma secretaria, a SEDU, em que se encontra até hoje.

Emenda/Proposta
-Sugere ao Poder Executivo, por intermédio do Ministério da Saúde, a contemplação do município de Fazenda Rio Grande, no Estado do Paraná, no âmbito do Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Quando: 08/12/2011
Situação: Aguardando Resposta na Primeira Secretaria (1SECM)

Campo do Tenente – Eduardo Francisco Sciarra
Nenhuma proposta ou emenda para o Município

São José dos Pinhais – Leopoldo Costa Meyer
Nenhuma proposta ou emenda para o Município

Ponta Grossa – Sandro Alex
Nenhuma proposta ou emenda para o Município

Quitandinha – João Arruda
Nenhuma proposta ou emenda para o Município

votoAtuação dos Deputados Estaduais
O mesmo pensamento vale para os Deputados Estaduais. Seguimos a mesma lógica, com as mesmas cidades e aqui estão os mais votados dentre os eleitos.

deputados estaduais arteVamos dar uma breve passada em algumas ações desses deputados para as cidades que depositaram neles a sua confiança.

 

 

Marcelo Rangel – Ponta Grossa
Assinou um Projeto de Lei que visa beneficiar indústrias de tecnologias, com incentivos fiscais, no município, além de propor a implantação de um Núcleo Regional subordinado ao DENARC. Uma das suas leis, que criou o programa de incentivo para a reciclagem do óleo de cozinha e que prevê desoneração progressiva de impostos estaduais para as empresas, serviu de inspiração para a Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa.

Jose Francisco Bührer – São José dos Pinhais
Solicitou para a Polícia Civil do Paraná melhorias na segurança pública do Município, expondo os problemas que vem ocorrendo na cidade – e em especial com respeito aos crimes contra o patrimônio, furtos de veículos e bem móveis. Também conseguiu a destinação do terreno das antigas instalações do Corpo de Bombeiros, no Bairro da Cidade Jardim, para que no local seja criado o novo prédio para o Ciretran. Para a educação, Bührer reforçou o pedido da construção do Colégio Estadual da Malhada, cujo processo já está em trâmite no Governo, além da relocação do CEEBJA para um espaço maior.

Antonio Anibelli Neto – Quitandinha
O Deputado Estadual Antonio Anibelli Neto propôs alternativas que reduzam o número de acidentes na região de Quitandinha, como a implementação de um trevo na entrada principal da cidade e redutores de velocidade no local. Este pedido já foi encaminhado para a diretoria da empresa concessionária. É dele também o projeto de lei para aperfeiçoar o aprendizado nas escolas em todo o Estado – e na ocasião , ele tomou como exemplo a construção do Colégio Estadual Eleutério Fernandes de Andrade, em Quitandinha, que foi reformada para atender ao projeto.

Antonio Wandscheer – Fazenda Rio Grande
Conhecido também como Toninho da Fazenda, o ex-prefeito e Deputado Estadual enviou oficio ao Ministério da Educação e à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC solicitando de Campus do Instituto Federal do Paraná no município de Fazenda Rio Grande. Toninho da Fazenda solicitou também o envio de uma Patrulha Rural para o município e pediu pela inauguração de um Posto de Atendimento do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob).

Antonio Wandscheer – Campo do Tenente
Toninho também foi o mais votado dentre os eleitos de Campo do Tenente, e por lá apenas solicitou uma Patrulha Rural.

Então! O seu candidato ganhou as eleições? Legal, mas você sabe o que este Deputado, Estadual ou Federal, fez para a sua cidade? Dá uma conferida e nos conte: redação@jornaldopovoparana.com

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná