Com temática associada ao Vale do Pinhão, será realizada neste domingo a 18ª edição do tradicional desfile cívico-militar do Pinheirinho.

Cerca de 8.000 pessoas devem participar dos desfiles para um público estimado pela Administração Regional em 35.000 pessoas.  A avenida Winston Churchill  (próxima à Rua da Cidadania) receberá 25 bandas e fanfarras e aproximadamente 75 grupos representantes de escolas municipais e estaduais, Exército, Aeronáutica, núcleos de serviços da Prefeitura e entidades da sociedade civil (como Rotary, movimento negro, clubes de automóveis, Centro de Tradições gaúcha e outros).

Além de veículos de guerra, o evento vai contar com uma parada de estimadas 200 Kombis – 2 de setembro é o dia nacional da “velha senhora” dos carros brasileiros; o clube Rebulle, que reúne donos de Kombi, pretende bater o recorde sulamericano de maior desfile do modelo.

Segundo João Simões Cordeiro, administrador da regional Pinheirinho e coordenador do evento, a iniciativa este ano é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, Rotary Clube e Exército, com apoio de vários outros órgãos, como Associação Comercial do Pinheirinho, o Corpo de Bombeiros e polícias Civil e Militar.

O Vale do Pinhão, que serve de mote para os desfiles, é uma iniciativa do prefeito Rafael Greca para estimular a instalação de empresas inovadoras e tecnológicas na cidade. “Curitiba está recuperando sua capacidade de inovar para voltar a ser referência nacional”, diz o prefeito.

Nessa linha, a Urbs, por exemplo, vai lembrar o histórico de inovação da capital na área do transporte público, levando para a rua quatro modelos de ônibus que marcaram diferentes fases do translado de passageiros.

Cordeiro explica que cada grupo participante do desfile decide a forma de apresentar o tema ao público no domingo. “Quisemos estimular a criatividade em torno de um projeto importante para resgatar a inovação que sempre marcou Curitiba”, diz o administrador.

“Teremos um grande mosaico da cidadania, com uma sinergia muito grande das divesas instituições que participam deste ato”, frisa ele. “A população terá apresentações muito marcantes.”

Núcleos
De acordo com Cordeiro, a participação dos núcleos de serviços públicos serve para reforçar seu uso por parte da população.

O pessoal da Secretária de Saúde, por exemplo, estará presente mostrando as vantagens de uma vida saudável, com boa alimentação, atividades físicas e livre de cigarro. Também vai apresentar o cuidado permanente que precisa ser tomado para evitar a proliferação da dengue, com agentes fantasiados do mosquito Aedes aegypti.

Já a Fundação de Ação Social (FAS) levará adolescentes que participam do projeto Formando Cidadão, desenvolvido em parceria com a Polícia Militar. Os veículos que servem ao órgão, como o Sine Móvel (de emprego), de resgate social e o Expresso Solidariedade também passarão pelo desfile.

A Secretaria do Abastecimento levará uma unidade móvel de segurança alimentar, que é uma van equipada com cozinha usada para nutricionistas mostrarem as boas práticas na manipulação de alimentos e também darem orientações de alimentação saudável.

Prévia
O desfile no Pinheirinho é realizado tradicionalmente no domingo anterior ao feriado de 7 de Setembro, como forma de celebrar a Independência do Brasil sem “disputar” com as comemorações oficiais, realizadas no Centro Cívico.

Serviço
Desfile Cívico no Pinheirinho
Dia 3 de setembro de 2017.
Local: Av. Winston Churchill, 2033 – entre Rua da Cidadania e rua Joaquim Simões.
Das 9 e 12h30.

Clique aqui e veja as linhas de ônibus que serão desviadas em decorrência do desfile.

Fonte: Prefeitura de Curitiba