Na próxima quinta-feira, dia 21 de setembro, é comemorado o Dia da Árvore no Brasil. Em alusão a data, a Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA) de São José dos Pinhais irá realizar uma ação: serão plantadas 21 mudas de árvores no trecho 01 do Rio Ressaca. O evento terá início as 9h30, próximo a Rua Colorado e contará com a presença dos alunos da Escola Santa Rita. Na sequência, ação incluí o plantio de árvores em toda margem do Rio.

Serão plantadas Araucária; Pinheiro Bravo e Sibipiruna. O serviço será realizado pela equipe da Divisão de Paisagismo da SEMMA. “O plantio de árvores tem extrema importância, pois irão recompor a mata ciliar do rio ressaca, contribuindo para o aumento da biodiversidade na região”, explica o secretário de Meio Ambiente, Áriston Ghidin.

Ainda em comemoração ao Dia da Árvore, será realizado também o plantio de árvores no CAIC durante a tarde com a participação dos alunos das três unidades escolares que compõe o complexo educacional. E, no dia 22 de setembro, das 8h às 17 horas, será feita a coleta de lixo eletrônico no Paço Municipal.

As ações de plantio de árvores tem objetivo de conscientizar a população sobre a preservação das árvores e de todo o meio ambiente ecologicamente equilibrado. “A educação ambiental  é constituída de ações permanentes e sempre com o cunho de conscientizar a população da importância de se preservar o meio ambiente e sempre atingem um público dedicado a preservação ambiental. Cada ação, por menor que seja, sempre irá fortalecer a consciência de preservação do meio ambiente”, explica o secretário.

O evento é aberto ao público e a perspectiva da SEMMA é que a comunidade local se envolva, “pois além do plantio, há um trabalho socioambiental com a comunidade, tudo no intuito de que a comunidade, em especial o alunos, passem a cuidar das árvores que serão plantadas nas margens do rio ressaca. A perspectiva é que a população se aproprie daquele local, passando a cuidar do espaço, mantendo-o limpo e com vida”, conta Ghidin.

Plantio de árvores

Desde 1999, quando foi implantado no Município o Plano de Arborização de Vias Públicas, a Prefeitura de São José dos Pinhais tem um programa exclusivo e gratuito para o Plantio de Árvores, que é realizado pelos funcionários da Divisão de Paisagismo. Lá, são recebidos os pedidos e, então, os responsáveis pela execução do serviço vão até o local com todas as ferramentas necessárias para o plantio. Só neste ano já foram plantadas 483 mudas de árvores nativas em diferentes bairros e prédios públicos.

As mudas de árvores nativas são plantadas tanto em áreas públicas que precisam de recuperação quanto nas ruas do município, seguindo o Plano de Arborização de Vias Públicas (PAVIP). O serviço é realizado conforme a disponibilidade das plantas e é feito através da solicitação do munícipe, via protocolo ou pelo sistema fale conosco, sem a necessidade de realizar nenhum cadastro. Também são realizados plantios através de iniciativa da própria Divisão em locais que necessitam que arborização.

“O objetivo do Programa de Plantio de Árvores nativas é sensibilizar a população para a importância da construção de um meio ambiente saudável e despertar ações que favoreçam a melhoria da qualidade de vida”, explica o chefe da Divisão, Benedito Alves.

Segundo a Divisão de Paisagismo, as árvores que são plantadas seguem o Plano de Arborização de Vias Públicas, que determina que cada rua do município tem uma espécie pré definida. As mudas devem ser plantadas a uma distância de um metro do meio fio, com apoio vertical (um bambu) amarrado para proteção da muda.

Manutenção

O serviço de poda das árvores, sejam elas de qualquer espécie, é necessário para manutenção da planta e segurança dos cidadão. Sendo assim, nenhuma poda drástica pode ser realizada, apenas 30% dos galhos. É indicado que a realização de tal serviço seja feito nos meses de inverno.

A Prefeitura apenas realiza o serviço de poda nas árvores que estão em vias públicas, conforme a solicitação do munícipe e também de outras secretarias. A Copel também é apta para efetivar o serviço quando estão em contato com energia elétrica. “A manutenção e poda de árvores é importante para manter a planta sadia, evitar contato nos fios de luz e também controlar o seu crescimento. Além de que essa manutenção reflete em segurança aos munícipes”, explica Ahirton Sdroiesk Junior, diretor do Departamento de Controle Ambiental.

“Quando necessário, o cidadão também pode realizar a poda nas árvores, mas é importante lembrar: desde que não seja uma poda drástica, se não é passível de multa”, finaliza Ahirton.

Fonte: Prefeitura de SJP