Representantes de órgãos municipais, estaduais e federais ligados ao trânsito participaram de uma blitz educativa na manhã desta segunda-feira (18), na Rua Ernani Santiago de Oliveira, ao lado da Prefeitura, no Centro Cívico. A atividade de abordagem aos motoristas que passavam pela região, que teve a participação do prefeito Rafael Greca, integra a programação municipal para a Semana Nacional de Trânsito, que segue até a próxima segunda-feira (25).

“O importante é que os motoristas não esqueçam de usar cinto de segurança, inclusive no banco traseiro; que não haja abuso de velocidade e que percebam que vida é o que vale a pena. A pressa não combina com o trânsito”, alertou o prefeito.

Antes da blitz, durante cerimônia de abertura da Semana do Trânsito na sede da Prefeitura, as diversas instituições envolvidas, de alguma forma, na fiscalização e na educação do setor, assinaram uma carta de intenções para planejamento de ações que possam tornar o trânsito mais seguro. O documento é a reafirmação do compromisso assumido com o Projeto Vida no Trânsito, destinado a apresentar soluções e a auxiliar na redução de mortes no trânsito até o ano de 2020.

“Esta é uma semana muito importante para conscientização da população sobre as melhores práticas a serem desenvolvidas no trânsito, em ação conjunta”, disse o  vice-prefeito, Eduardo Pimentel.

O secretário municipal da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel, destacou o elevado número de mortes registradas anualmente no Brasil. “A sociedade tem um papel muito importante para contribuir na redução esse problema. Em média, o Brasil tem 50 mil mortes no trânsito. Grande parte delas poderia ter sido evitada com cuidados básicos: utilizar a faixa de pedestres, não falar ao celular enquanto estiver dirigindo e usar o cinto de segurança”, enumerou.

Também presente no evento, a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak, relacionou a segurança no trânsito com a melhoria na saúde da população. “Diminuindo acidentes, evitamos óbitos e sequelas que ficam para o resto da vida, com consequências graves para a pessoa e para a sociedade”, afirmou.

A organização da Semana do Trânsito em Curitiba é da Escola Pública de Trânsito que, ao longo de todo o ano, desenvolve atividades de conscientização do cidadão quanto à adoção de comportamentos adequados, frente às diversas situações rotineiras de trânsito. “O objetivo da campanha desta semana é alertar que a escolha de cada cidadão, a cada momento, pode ser crucial para fazer a diferença no trânsito”, ressaltou o diretor da EPTran, Ricardo Klinger.

A abertura da Semana do Trânsito, em Curitiba, também contou com a participação do diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), Marcos Traad; do superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Adriano Furtado; do comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Valterlei Mattos de Souza; e do delegado da Delegacia de Delitos de Trânsito, Vinícius Augustus de Carvalho.

Fonte: Prefeitura de Curitiba