Cléo Busatto - Crédito Cadi Busatto (2)Até julho deste ano, quase 20 pequenas cidades do Paraná devem receber o projeto ‘Histórias da Cléo PR1’. O projeto de incentivo à leitura, tem por objetivo levar a literatura de forma performática para crianças, em bibliotecas cidadãs, públicas e escolares. A expectativa é impactar cerca de 4 mil crianças. A iniciativa da escritora paranaense, Cléo Busatto, foi apresentada inicialmente em Curitiba, no 1º semestre de 2014. Agora, o projeto está sendo promovido pelo Ministério da Cultura com o patrocínio da Copel, a partir da seleção do projeto no programa Circula Paraná, da Secretaria de Estado da Cultura.

A turnê promoverá no total, 77 ações em dois atos: intervenção artística literária para crianças de 6 a 11 anos e oficina de formação de contadores de história. “O Histórias da Cléo PR 1 deve atingir 4 mil crianças em 19 cidades na primeira etapa. Nossa intenção é expandir ainda mais esse número na segunda etapa do projeto, que deverá abranger outras cidades”, explica Cléo Busatto.

A construção do trabalho é uma releitura de algumas obras da autora através de várias linguagens, como a narração oral, o canto e a leitura em voz alta. “A ideia é estimular o acesso ao livro literário, com ações que valorizam a leitura, no intuito de promover a cidadania e a inclusão cultural”, enfatiza.
Os interessados em participar do projeto, nas cidades selecionadas, podem obter mais informações na Secretaria de Cultura do próprio município. Todas as ações são gratuitas.

Oficina
No segundo momento, os agentes de leitura dos 19 municípios por onde o projeto deverá passar, serão convidados a participar de uma oficina de formação de contadores de histórias intitulada ‘Contar e Encantar, Pequenos Segredos da Narrativa’. “Serão realizadas duas oficinas para o público prioritário de bibliotecários e agentes de leitura das Bibliotecas cidadãs, das bibliotecas escolares e mediadores de leitura da comunidade, a fim de capacitá-los como mediadores de leitura e torná-los aptos a desenvolver ações de fomento à leitura junto ao público da sua cidade”, explica Cléo.

Cidades participantes
Na Microrregião Geográfica Cerro Azul serão atendidos os municípios de Adrianópolis, Cerro Azul, Doutor Ulysses e Porto Amazonas. Na Microrregião Geográfica Curitiba os municípios Campo Magro, Bocaiúva do Sul, Contenda, Mandirituba, Quatro Barras e Tunas do Paraná. Na Microrregião Geográfica Paranaguá o projeto deve passar por Antonina, Guaraqueçaba, Morretes e Pontal do Paraná. Já na Microrregião Geográfica Rio Negro serão atendidos os municípios Agudos do Sul, Campo do Tenente, Piên, Quitandinha e Tijucas do Sul.

Sobre Cléo Busatto
Cléo Busatto iniciou seu caso de amor com as palavras aos quatro anos e não parou mais. Lançou seu primeiro livro em 2002 e é uma contadora de histórias, tendo sido ouvida por mais de 100 mil pessoas, no Brasil e no exterior. Convocou sua menina interior e escreveu vários livros, depois convocou sua adolescente e escreveu A fofa do terceiro andar. Suas obras fazem parte de programas de leitura e catálogos internacionais, como o da Feira do Livro Infantil de Bolonha. Colaboradora de jornais e revistas, além de escrever, Cléo gosta de gatos e de viajar. Suas experiências pelo mundo a fora inspiram novas histórias, que ela tem prazer em oferecer ao leitor. Acesse: www.cleobusatto.com.br