Your browser (Internet Explorer 7 or lower) is out of date. It has known security flaws and may not display all features of this and other websites. Learn how to update your browser.

X

Navigate / search

Quatro pontos turísticos que você precisa conhecer na RMC

Escapar da cidade e aproveitar espaços com muito verde – até mesmo com grutas – podem trazer um belíssimo final de semana. Já que está passando a temporada de frio no Paraná, é hora de sair, dar uma escapadinha para curtir um pouquinho das atrações naturais que temos. E existem muitas, algumas que talvez você nem conheça. Por isso, nós do Jornal do Povo Paraná separamos quatro dicas fantásticas de turismo privado que rendem muita diversão, um bom descanso e, quem sabe, alguma aventura.

 

 

Cataratas do Saltinho
Onde: Tijucas do Sul
Clique Aqui para ver  o site oficial
Basta seguir 72Km de Curitiba até a divisa entre Tijucas do Sul e Mandirituba pela através da BR-376 para uma das atrações naturais mais bonitas da RMC: a cachoeira do Saltinho, que se forma no Rio da Várzea e tem 25 metros de altura. É possível ir também pela BR-116 , através de Agudos do Sul.

As cataratas estão localizadas dentro do bairro de Saltinho (daí o nome), mas na verdade faz divisa com Mandirituba, o acesso até o local é mesmo pelo lado tijuquense. O rio da Várzea, que proporciona a formação da queda, é uma atração e tanto já que o curso de água tem grande parte de suas matas ciliares ainda preservadas.

Vale ressaltar que o local é administrado pela iniciativa privada, por isso conta com camping, churrasqueira e até restaurante.

Recanto Do Piazito
Onde: Piên
Clique Aqui para ver  o site oficial
O Recanto do Piazito (cujo nome oficial é Piazito Park Hotel ) é pertinho e pode render um final de semana em família com natureza generosa. Tem de tudo, desde alojamentos para realização de eventos, até equipamentos de lazer e recreação. E tudo isso com fugindo dos prédios e das ruas asfaltadas da cidade.

O Piazito começou em 1990, quando o empresário José Carlos Celeski, o Carlinhos, adquiriu uma pequena área de terra no distrito de Trigolândia, município de Piên. No começo era uma pequena chácara para servir de momentos de lazer entre a família, mas o tempo foi passando e os investimentos acontecendo . Hoje o local consegue atender 2.000 pessoas ao mesmo tempo, com piscinas com toboáguas, pesque-pague, pedalinhos, salas de jogos, quadras esportivas, pista para caminhada, pista de boliche, ótimos apartamentos, lanchonete, centro de eventos e restaurante. Tudo isso em 100.000 m2!

Pousada Rincão Alegre
Onde: Mandirituba
Clique Aqui para ver o site oficial
Se a sua praia é curtir algo rústico e aconchegante, a Pousada Rincão Alegre é a pedida. Dá para passar o dia ou o final de semana no chalé, depende do seu tempo disponível, mas o certo é que as colinas, o verde e os bosques asseguram bons momentos de relax.

E dá lhe buffet com comidas caseiras, 13 chalés e 26 apartamentos para aproveitar bem – e sem esquentar a cabeça – no pesque e pague, na piscina natural com água corrente e toboágua e nas piscinas com água tratada. Dá para fazer cavalgada, andar de pedalinho, levar as crianças no parquinho infantil, bater uma pelada no campo de futebol e ainda desafiar seus amigos na cancha de bocha.

Para fazer churrasco ou uma festa, o Rincão tem quiosques especiais. Aliás, o local é famoso por promover shows e bailes, trazendo até grandes nomes da musica gaúcha e sertaneja. Na chácara, outra atração é uma réplica do Cristo Redentor com mais de 10m de altura.

Os chalés possuem sala/ cozinha conjugada, quarto, wc e sacada – tudo com tv, geladeira, fogão e pia, para até oito pessoas.

Para chegar é fácil: Fica em torno de 52 km de Curitiba através da BR 476 passando por Mandirituba e virando para a esquerda na entrada do trevo de Agudos do Sul e para a direita logo na sequência.

Gruta do Bacaetava
Onde: Colombo
Clique aqui para ver  o site oficial
A Gruta do Bacaetava foi descoberta por acaso, quando o imigrante italiano Antonio Gasparin, no século XIX, ao preparar o terreno para o plantio, surpreendeu-se com esta gruta de rara beleza. Quando chegou a hora de partilhar seus bens, o velho Gasparin, a fim de não privilegiar nenhum de seus filhos, doou o terreno da gruta para a Igreja Matriz de Colombo. A paróquia, por sua vez, doou à Santa Casa de Misericórdia de Colombo que o vendeu ao município.
Para proteger o local, foi criado o Parque Natural Municipal Gruta do Bacaetava, em 2000, e abriga uma área de 173.502,45m². Em uma tarde se conhece bem o local – sem preocupações, pois há infraestrutura para atendimento e visitação (com guia) deste local ideal para ver morcegos e natureza bruta.

Uma boa oportunidade para ver com seus amigos e parentes o resultado da dissolução do calcário pela ação das águas carregadas de ácido carbônico ao longo de 700 milhões de anos – e que ainda segue em formação. Estalactite e estalagmite se fundem formando belíssimas colunas e formações como a “for do calcário” fazem deste local uma aventura e tanto.

Para agendar visitas, pode entrar em contato pelo 3656-5669.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page
Faça seu comentário:
bt-litoral bt-curitiba bt-rmc bt-pr