VIVER SEM LIMITES Prefeitos e representantes dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba e dos Campos Gerais, participaram no último final de semana do Dia da Cidadania. O evento, que aconteceu no Parque Barigui, foi realizado no sábado (21), e contou com a presença do prefeito de Quitandinha, Márcio Rato e da Ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

Na data em que é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, os prefeitos presentes neste evento aderiram ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limites. Lançado em 2011 pelo Governo Federal, o programa tem como objetivo destinar recursos para o desenvolvimento de políticas públicas para melhoria na qualidade de vida das pessoas com deficiência.

O Programa Viver Sem Limites está estruturado em quatro eixos (educação, saúde, assistência social e acessibilidade) e prevê, entre outras ações, verba para a compra de veículos para o transporte escolar acessível, bem como recursos para adaptação arquitetônica em escolas e instalação de salas de recursos multifuncionais.

Presente no evento, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, disse que a cidade reafirma o compromisso de trabalhar, em todas as áreas, na inclusão da pessoa com deficiência. Segundo ele, os recursos conquistados com o programa federal irão contribuir para compra de equipamentos para o centro de reabilitação.

Nesta oportunidade, o secretário de Assuntos Metropolitanos da Prefeitura de Curitiba, Neco Prado, hoje também Conselheiro da Federação das APAES – Região Sul, destacou a importância de recursos para a acessibilidade em toda a Região Metropolitana, assim comemorando a chegada do Plano Viver Sem Limites que garante recursos aos municípios que aderirem ao programa.

Além de Quitandinha e Curitiba, também aderiram ao Plano Viver Sem Limites os municípios de Pinhais, Adrianópolis, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Contenda, Lapa, Piên, Rio Branco do Sul, Rio Negro, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul, Tunas do Paraná e Cerro Azul.

O PROGRAMA – Lançado em novembro de 2011, o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limites prevê investimentos federais de R$ 7,6 bilhões até 2014 para ações de educação, saúde, inclusão social e acessibilidade. O planejamento é atender os cerca de 45 milhões de brasileiros (23,9% da população) que possuem algum tipo de deficiência.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná